sexta-feira, 15 de março de 2013


Tributo a um Cão!


“... o mais altruísta dos amigos que um homem pode ter,
neste mundo egoísta, aquele que nunca o abandona e nunca
mostra ingratidão, é o cão” (...)


            Senhores Jurados: o cão permanece com seu dono na prosperidade e na pobreza; na saúde e na doença. Ele dormirá no chão frio, onde os ventos hibernais sopram e a neve se lança impetuosamente. Quando só ele estiver ao lado de seu dono, beijará a mão que não lhe tem alimento a oferecer; ele lamberá suas feridas e as dores que aparecem nos encontros com a violência do mundo. Ele guarda o sono de seu pobre dono, como se fosse um príncipe.
            Quando todos os amigos o abandonarem, o cão permanecerá; quando a riqueza desaparecer e a reputação se despedaçar, ele será constante, como o sol em sua jornada através do firmamento. Se a fortuna arrastar o dono para e exílio, o desamparo e o desabrigo, o cão fiel pedirá o privilégio maior de acompanhá-lo para protegê-lo contra o perigo e para lutar contra seus inimigos.
             E quando a última cena se apresentar, a morte o levar em seus braços e seu corpo for deixado na laje fria, não importa que todos os amigos sigam seu caminho: lá, ao lado da sepultura, se encontrará o nobre cão, cabeça entre as patas, olhos tristes, mas em atenta observação, fé e confiança.
Mesmo na morte!”“.

Observação.

         Esse tributo foi apresentado ao júri popular pelo ex-senador George Vest, então advogado, que representou o proprietário de um cão morto a tiros, propositadamente, pelo vizinho. O fato ocorreu a um século, nos Estados Unidos.  O senador ganhou a causa e hoje existe uma estátua do cão na cidade e seu discurso está inscrito na entrada do tribunal de justiça.


                                                                                         Encaminhado   por  José Carlos  Bortoloti

                                                                                       
                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário