sexta-feira, 8 de março de 2013


                        
                             BIG BROTHER TERRA

                         

         Até do fútil se tira conhecimento, observando e não se envolvendo!



O tempo parou pelo menos pra mim por um  momento em que parei para observar o todo do micro ao macro.  As coisas se repetem incansavelmente da nossa vida massiva e cansativa indo as coisas mais sutis da natureza. Vou tentar exteriorizar minha visão começando pela visão de coisas fúteis , mas   como observador jamais poderia subestimar. Se elas não existissem também não existiria as  coisas não fúteis, nada existiria! Tipo escuro e claro, feio e bonito subir e descer. Tudo é necessário, observou o raciocínio lógico? Começamos pelo BBB, puxa você deve estar pensando, nossa que exemplo ultra fútil!  Eu digo: É verdade, bota futilidade nisso,mas se você reverter em observação deixa de ser fútil pra ser um ponto de observação, correto? Mas vamos lá, programa Big Brother, criado pela produtora holandesa Endemol em setembro de 1999 e reproduzido em 20 países. Dos Estados Unidos à África do Sul, do México à Polônia, sucesso entre jovens, donas de casa, noveleiras e  etc... Esse programa é uma analogia perfeita da vida humana em uma micro sociedade. Essa confinada, na mais prática observação são 16 pessoas  que entram atrás de um premio $$$, precisam trabalhar para se alimentar  ( como aqui fora), são abonados ou premiados devido a merecimento (provas). Criam afinidades e desafetos que precisam conviver juntos (nossa família, circulo, sociedade). Existe líder, ( líderes chefes, patrões, governantes ). São regrados ( leis que regem um estado),e por fim a eliminação ( a morte para nós aqui fora). Digamos um pequeno universo  resumido em um programa de tv de entretenimento que causa alienação em massa, causa dependência. É nocivo e prejudicial a mente se não for ultilizado com coerência e bom senso. 
                   Continuando, quem julga todos os atos  é o público (Deus, na visão religiosa),  julga do outro lado da tv quem entra e quem é eliminado ( quem vive e quem morre). A música utilizada nas primeira edições do programa na hora da despedida de eliminação era quase uma marcha fúnebre e realmente levava a esse estado. Me lembro na real parecia para os confinados que  a pessoa eliminada  realmente tinha sido eliminada pra sempre ( sensação de fim eterno, de morte ), em contra partida quando esse ser eliminado sai pela porta a fora ,o mundo se renova e ele volta a realidade. Depois daquela mini encarnação de 3 meses esse recebido pela família de origem, amigos de origem, e deixa para trás sua pequena família ,amigos e até um mine relacionamento às vezes. Muito perfeito é uma mine vida!  Isso ficou gravado na minha mente a muito tempo, até escrever esse texto. Sei até que daria um livro, pois existem mais evidências análogas que poderia mostrar facilmente e filosofar em cima delas, mas  que não dão  pra citar aqui, pois com tal perfeição as coisas se repetem para nos mostrar como funcionam, o todo e o  tudo , do microscópio ao macroscópio .
                         Agora vejamos pelo lado macro, planeta terra, 7 bilhões de pessoas  confinados  nesse pequeno universo. Estamos atrás de um premio???($$$), (vida eterna), sei lá! Depende de cada um a escolha. Precisamos trabalhar, nos alimentar, conquistar coisas ou bens como queira. Temos relacionamentos afinidades e desafetos, somos regrados por leis, temos líderes político e religiosos, somos abonados ou desabonados dependendo de nosso merecimento  por  uma força que rege o universo e por fim a hora da partida a morte.  A eliminação, aquela sensação de fim eterno lá do BBB, pior é real, será ??  Se  a vida no big brother é uma pequena passagem  e por fim saem todos vivos e felizes  depois da  experiência ,e  porque  nossa vida também não é uma passagem rápida que sairemos todos vivos daqui, felizes e com dever cumprido? Passamos  pelas mesmas experiências e sairemos todos vivos dessa para outra, a regra é clara e simples, tudo se repete , tudo é igual , tudo a sua volta é igual! Sendo um pouco diferente ,mas em ordem crescente para aprendermos repetindo erros e acertando e sofrendo em cima de problemas repetidos. Como no bater da mesma tecla, gerados nesse sistema de igualitarismo repetitivo, os efeitos psicológicos são os mesmos do BBB. Lógico, eles lá ainda são humanos  e possuem irá, inveja, gula, avareza, luxuria etc..Com isso nós nos perdemos dentro desse jogo chamado vida. 
                 Temos essa vida como algo único misturado com emoções confusas e  uma sensação de eternidade que te deixa quase indestrutível. Digo quase, abraçamos nossos defeitos como qualidades sem se dar conta o quanto estamos doentes  dentro da mente coletiva, sem saber ver os  próprios defeitos, aqueles  defeitos  que a gente julga em frente a tv ,o apontando e crucificando quem esta  no calvário do BBB. Sabemos apontar e cobrar e até mesmo julgar e eliminar pegando o telefone e ligando 0303 blá blá blá, mas em contra partida não enxergamos os nossos, porque não nos OBSERVAMOS o quanto somos cópias idênticas de sentimentos mesquinhos. Mesmo vendo  o pensamento igual de quem está confinado no pequeno universo do BBB , julgamos apontando para o  espelho de nós mesmos  e nessa altura estamos sendo julgados também. E quem sabe a beira da eliminação do BBT, (big brother  terra ),Pedro Bial diria : da só uma espiadinha ...Eu digo : uma observadinha!!!!

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE : Assistir big brother ,é prejudicial a mente, use com moderação!
                                                                             Por  JOTA CABALLERO