sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A busca pelo sentido.

Hoje criei uma capsula imaginária, a qual me encontro dentro e me comunico por rádio apenas, nesse caso as redes sociais. Meu ostracismo é nítido, meu enclausuramento é real, mas posso dizer que é meu. O mundo aí fora anda tão vazio, de coisas vazias e pessoas vazias, que minha pequena capsula me dá conforto e o prazer de apreciar o silêncio. Nela hoje viajo, e curto momentos mais sólidos como nunca tinha vivido.
Nada mais me compra, nada mais me atrai. Sabendo-se o que me levou a essa alternativa de sobrevivência, foi o simples fato de ver o sofrimento em alto grau dos nossos irmãos terrenos, os  animais. Isso foi o bastante para me alinhar e perguntar a mim mesmo, você quer continuar a fazer parte disso? Hoje estou tentando me reduzir em todos os sentidos, pois vejo que nada tem sentido, quando o sentido que existe vai contra aquilo que você acha que tem que se tratar com ética e moral, nesse caso a vida alheia, a vida dos animais, a vida de todos os seres.
Daí nasce  Jota Caballero... o ser que hoje pensa, ou melhor justifica essa capacidade, que não é só minha, mas de todos da espécie que posso dizer com um pouco de rancor humana. Essa capacidade não é apenas privilégio meu, mas privilégio de quem se despiu de velhos condicionamentos repetitivos que nada somava a não ser matar o tempo. Hoje o tempo me mata, mas por uma boa razão, minha auto lapidação. 
Ser humano é racional? Relativo, pois alguém sabe qual o indexador da racionalidade? O que é ser racional, você se habilita a responder? Ninguém sabe. Quem sabe as formigas poderiam responder mais perfeitamente a essa pergunta do que nós! Os leões, as tartarugas e até mesmo as minhocas. Pois não vejo espécie nenhuma na crosta terrestre mais irracional no sentido destrutivo da palavra do que humanos. Nada se compara ao homem, nada se compara ao nosso egoísmo, nada se compara a nossa falta de pudor, de compaixão e sensibilidade.
A maioria de nós não tem uma referência real de quem é, e a que verdade pertence. Muitos estão se auto enganando, quando esses seguem o coletivo, que os move apenas a uma viela, onde tudo é igual, e nos auto enganando, achamos que somos o ápice da criação. Não, definitivamente não! Só os que estão lúcidos e conscientes sabem de fato, quem são e o fazem nessa jornada terrena, onde a mentira vira facilmente verdade, e a verdade se transforma em mentira para satisfazer o ego do qual o homem é escravo, e se deliciar na própria conveniência.


Posso dizer, que mesmos os seres mais brutalizados existentes nas camadas mais profundas desse planeta,essas, abissais,  são mais racionais que nós humanos, sabem por que? Porque não há nada que desabone a conduta desses, mesmo que esses cometam algum ato que julgamos irracional, ainda sim justificaria por auto defesa, e sua capacidade nata de viver em seu próprio universo, e de não prejudicar toda a bio. Diferente do homem que  por prazer e dinheiro promove todo tipo de covardia. Pelo maior pedaço, pelo melhor do pedaço e até mesmo  pelo todo, esse é o verdadeiro irracional, esse o egoísta, esse é o homem, o injustificável.

Jota Caballero

2 comentários:

  1. Parabéns! O ser humano que é considerado racional é o mais tolo, as vezes me pergunto se Deus não colocou os animais para nos testar, os animais todos os dias nos ensinam, o homem não só maltrata os animais como a natureza, e o seu próprio semelhante, adoro suas materias JOTA CABALLERO, ainda há uma Luz no fim do túnel qd leio coisas tão verdadeiras!

    ResponderExcluir