domingo, 10 de março de 2013

          CÃES SERES DE EXTREMA BONDADE



              Hum , falar de uma das coisas mais importantes para mim e talvez a mais importante. Pelo simples fato de ter mudado minha concepção, e  começar a ver o mundo com outros olhos e de outra forma. Esse animalzinho de quatro patas, brincalhão, sincero, justo e fiel, o cão, ser capaz de perdoar qualquer tipo de injustiça que façam com o próprio. Uma frase que li e justifica isso é : Errar é humano e perdoar é canino. Não, não é nenhum exagero, nesse contexto, nessa frase e nessa observação. Observar a tudo e a todos, tiramos ensinamentos até de insetos, micróbios e até células de nosso organismo que são vivos e incrivelmente inteligentes. Isso é literalmente observar ,do micro ao macro. Tive uma cadelinha chamada Frida por uma década cravada. Nesses 10 anos de convivência, tivemos uma relação   intensa de carinho, amizade, companheirismo, lucidez. Digo lucidez, porque até em relacionamentos  entre pessoas as vezes as emoções se perdem em alucinadas viagens psicológicas, que fazem mal.  Eu sempre tento ser muito lúcido, sempre o mais desperto possível. Esse ser angelical que foi um presente dado por Deus, e incrível ela me passava uma  sensação benevolente e  angelical desde  quando começamos a conviver juntos. Frida tinha algo a mais, não era mais e nem apenas  uma cadelinha, era um ser especial e espiritual a qual estava ao meu lado, na minha existência e na minha caminhada.  Era  minha companheira de sentimentos mútuos, era especial, era algo que transcendia a lógica humana, mas pra mim totalmente compreensível, pois ela colaborou para a visão  que tenho da vida terrena.  Hoje me faz dizer: MEUS VALORES SÃO OUTROS. 
               Isso aqui é passageiro? Que bom, é passageiro, efêmero, tudo acaba! O que é ruim acaba, a injustiça acaba, a mentira acaba! Acho que pessoas que convive com  animais e  não conseguem perceber o quanto é saudável em termos de evolução e o quanto eles nos dão exemplos ricos de o que realmente interessa.  O amor incondicional e isso é fato! Percepção e trocas mutuas de verdade. Onde sinceramente falando raro de encontrar em seres humanos a nossa volta. Conviver com esses seres que amam incondicionalmente e que  na verdade só querem o que é vital a qualquer ser vivo, alimento, abrigo, muito carinho, afeto e uma família!
                    Nem todos sabem, mas a maioria dos animais são introduzidos na sociedade por $$$. Sofrem basicamente um processo de industrialização ( são fabricados ), colocados no mercado como objetos e não como vidas. Todos nós e os e animais sentimos fome , frio e medo! Também ciúmes e vergonha  e esses   basicamente  humanos. Por fim esses animais  perdem sua referência familiar  mãe, pai precocemente  e adquirem uma família humana e se tiver sorte beleza, o animal vai ter amor, carinho e afeto, mas na maioria dos casos não é assim. É um terror para o animal, tanto físico como psicológico.  Não são tratados como vidas e sim como meros objetos de consumo. Acorrentados, em cubículos, sem água e comida por dias.  Quando não o querem mais, o colocam  no carro e andam por  meia hora, abrem a porta e o abandona. Sem entender o animal ainda o procura por inocência, as vezes indo atras do carro,  sem mesmo entender que aquilo não é uma brincadeira e sim um abandono. Podemos dizer de incapaz! Isso doe, mais doe muito! Só em saber que nesse exato momento existe uma animal sofrendo a dor da perda e da fome, por abandono.
             Me pergunto como pode alguém criar um animal, convier e não enxergar e nem perceber esse ser angelical de extrema bondade e beleza. Onde   batem, torturam, e abandonam  geralmente na hora que eles mais precisam na hora da doença e na  velhice. Ato covarde e abominável, merece repúdio total e isso é um crime! Essa é minha homenagem aos animais que tanto amo e que faz parte da minha vida, dando vozes aqueles que não tem, e não podem se defender nesse planeta  que denomino, circo de horrores. Muitas vezes não percebemos isso porque estamos dentro da plateia. No dia em que nós estivermos  no picadeiro iremos sentir a dor e  perceber que isso não é um espetáculo e sim uma aberração. E você ficará frustrado em não ter ajudado acabar como circo de horrores .

                 Nós imploramos a  misericórdia de Deus ,mas negamos piedade aos animais para qual somos um Deus! (Buda). 
                                     
  Homenagem a minha cadelinha que foi pro céu, mas continua viva dentro de mim , isso não acaba aqui Frida até breve , somos  eternos!                                                                 
                                           (Frida, 2003/2013)



                                      Por JOTA CABALLERO



                                           

4 comentários:

  1. Espero que ,onde quer que você esteja ,esteja bem e estejam cuidando de você como eu cuidei , te amo e te amarei sempre através da eternidade.

    ResponderExcluir
  2. Amigo e sábo Jota!
    Em ditos e Desditos, o escritor austriaco, K.Kraus deixou registrado:
    "...Não há dúvida, o cão é fiel. E por isso devemos tomá-lo como exemplo? No fundo, é fiel ao homem,não ao caos....!"
    Sua sensibilidade espiritual é altissma,digna de grandes seres que tem missões especiais aqui. Nao desista. Nunca. Por Favor. Nós,os ignorantes temos muito que aprender.
    Gratissmo por essa leitura e introspecção.,

    Com afeto e admiração

    José Carlos Bortoloti - ProfeBorto
    Passo Fundo - RS -

    ResponderExcluir
  3. Caro Amigo!

    Sem dúvidas os Animais são mais sensíveis que os Humanos!

    Tenho muito mais amigos bixanos que humanos...E não sinto falta de amigos Humanos...Mas jamais viverei sem meus filhos e amigos Animais!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. OLHA... TEM MUITO TEMPO QUE EU NÃO VEJO UMA PESSOA ESCREVER E SE EXPRESSAR COM TANTA CLAREZA ASSIM, ME EMOCIONEI POR DEMAIS, PARABÉNS AMIGO, VOCÊ TEM UMA ALMA ABENÇOADA. VALE A PENA LER CADA PALAVRA, MUITO OBRIGADA...

    ResponderExcluir